segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Café com HQ #4 - Desenhos





No episódio de hoje do Café com HQ continuamos a discussão do episódio anterior sobre processo criativo, mas dessa vez abordando os desenhos.

Acima vocês já conferem um trailer animado (!) do programa de hoje, feito pelo grande e matusalêmico Rafael Dourado, do Sapo Brothers!

Escute e faça o download do programa clicando aqui Café com HQ - desenhos (botão direito do mouse - Salvar Link ou Salvar Destino Como)

Tiras citadas no Programa de hoje:

O Eremita do Iceberg: O Mário Morreu


E já que estamos falando de desenhos, veja abaixo algumas dicas de composição pelo mestre Wally Wood!


13 comentários:

  1. Não consigo ouvir e não tem botão de download O.o" complicado rs.

    ResponderExcluir
  2. Edmilson, clica como botão direito no link "Café com HQ - desenhos " e salva o mp3, se não der pra ouvir acho que isso resolve.

    ResponderExcluir
  3. Não sei quem aí falou do Scott Pilgrim, mas nem é tudo do mesmo tamanho...

    A treta do vetorizado contra não vetorizada ficou muito confusa hahaha

    Massa galera, continuem!

    ResponderExcluir
  4. Vetores são muito bons pra quem desenha no estilo do Marçal, Will, André Suporte, Carlos Ruas... Mas pra quem usa sombras, degradês, ou um estilo de desenho manual, mais rústico, é um tiro no pé! ...No meu caso, embora manje bem de Corel Draw, é inviável usar linguagem vetorial. Acho que o mesmo se aplica ao Marco Oliveira, Andrício, Orlandeli e à Clara Gavilan. Com vetor ou sem vetor, depende do traço e estilo!

    ResponderExcluir
  5. Cadê o botão "Curtir" pro comentário do Doutor?

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Marçal!
    ...Outra coisa que esqueci de mencionar. Como foi discutido no programa, uma das grandes vantagens do uso de vetores é a manutenção da qualidade qndo aumentamos o tamanho. No meu caso é inviável usar linguagem vetorial e, pensando no futuro, caso eu resolva publicar num livro por exemplo, a "solução" que encontrei, foi a de fazer minhas charges e tirinhas sempre num tamanho maior do que aquele em que são publicadas. No site são pequenas, mas as originais tem 700 a 1000 pixels de largura. Caso contrário, se eu for aumentar meus desenhos no futuro, ficarão péssimos, e será inviável fazer tudo de novo. Tá aí a dica pra galera pensar.

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal! Acabei de ouvir o podcast de vocês.
    Obrigado pelas dicas das tiras!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto de vetorizar... É chato! Hahaha.
    Vai ser sobre o que o próximo episódio?

    ResponderExcluir
  9. Sobre vetores eu faço o mesmo que o Will, desenho direto no flash, então já sai vetorizado. Gosto de desenhar direto no flash pq da pra consertar o traço depois de desenhado, arredondando ou deixando mais reto ou deixando tremido, enfim. Acho que vetorizado fica com um visual mais bonito pra internet também.

    ResponderExcluir
  10. Decidério, clica no meu Avatar e dá uma sacada no meu traço... É inviável usar vetor em alguns casos! Abrç

    ResponderExcluir
  11. Doutor, rola uma aposta? O que ganho se eu desenhar teu traço no vetor? :P

    ResponderExcluir
  12. Que fique bem claro, não me comprometo a fazer BEM feito - mas isso nem se não fosse no vetor... :P

    ResponderExcluir