segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Café com HQ programa #2 - como lidar com críticas



Neste segundo programa do Café com HQ, respondemos e ponderamos sobre como lidar com as críticas que seu webcomic recebe.

Quando devemos levá-las a sério? Ignorá-las? Nos ofender?

Escute e faça o download do programa clicando aqui Café com HQ #2 - criticas(botão direito do mouse - Salvar Link como ou Salvar Destino como) 


Clique aqui para ouvir no iTunes!

PupuPlayer FREE

Tiras citadas no episódio de hoje!

Suporte - Pele de raposa
Proféticos - Mulheres Pensam
Gi & Kim - Porque faço tirinhas
Levados da Breca - tira 1 
                                tira 2

13 comentários:

  1. estou fazendo estagio graças ao Rafael Dourado (Sapo Brothers) ..
    Então, mais tarde eu ouço ...
    16:05

    ResponderExcluir
  2. aííí, galera!

    a qualidade do podcast ficou 300% melhor!

    os bloopers foram fodas XD

    e o wes sozinho deu dó, hahaha

    crítica é um negócio complicado, tava comentando um pouco disso com o Mario meu professor de ilustração, sobre de quem a gente deve dar mais ênfase a crítica e tal, porque tem muita gente que manja que vai depreciar seu trabalho porque não é dá área e nem do estilo que você quer seguir.... foda.

    mas então, cadê os links pras tirinhas?

    próximo tema: divulgação, redes sociais e melhora nos acessos =P

    parabens pelo trabalho, tão muito legais os podcasts!

    ResponderExcluir
  3. que papo é esse de comer raposa? D:
    Muito bom, os trollz é como spam, sempre tem um... Mas fazer o que, tem que existir.
    Aé Wesley, sou aquele garoto com gorro de raposa que estava na oficina de tiras no Kodama. =3

    ResponderExcluir
  4. Nunca acompanhei nenhum podcast, mas esse está bem legal. Quero deixar meu sincero agradecimento ao Marçal pelas citações, tão gentis.

    Sobre comentários, os que elogiam meu trabalho, isso é sempre muito bom. Sobre o pessoal que chega e diz: "uma bosta!", só dou risada, pois esses comentaristas são apenas pessoas que não tem a coragem para mostrar ou criar o próprio trabalho, e encontram, nas críticas, uma maneira de suprir essa carência.

    Independente da qualidade, teor ou técnica do artista, é preciso um mínimo de coragem pra expôr suas ideias para o público. Por isso há tanta gente preocupada com o que os outros fazem. Falta coragem pra muita gente.

    Pessoal, meu tempo anda bem curto, mas (na medida do possível) acompanharei o podcast.

    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Aé, tem que lembrar daquelas brigas de comentários, quando um diz essas trollagens, ai um outro responde "faz melhor" ai começa a briga nos comentários e povo esquece completamente da tirinha xD

    ResponderExcluir
  6. Fala pessoal.
    Taí um tema legal. Críticas e elogios são, aqui na internet, a moeda da maioria dos produtores de webcomics. Já que, na maioria dos casos, não ganhamos dinheiro o suficiente para sobreviver disso, a motivação (e a falta dela) vem direto do campo de comentários do blog.
    No meu caso, como o farravento não tem sempre a pegada do humor, sofro bastante com os comentários "não entendi". Mesmo assim, vou lá e explico tintim por tintim.
    Já os comentários positivos me enchem de felicidade. É o que me motiva a continuar postando.
    Enfim, acho que isso deve acontecer com todos.

    Agora, mais uma coisa. A lista de e-mails que vocês citaram é aberta para novos integrantes?
    :p

    Ah, e pra finalizar, uma pergunta. Vocês vão para a FIQ BH em novembro? Podemos marcar alguma coisa entre os produtores de webcomics por lá, o que acham?

    Abraços!
    Barba Farta
    www.farravento.com.br

    ResponderExcluir
  7. Toda vez que pego um blog webcomic, eu leio as primeiras tiras da página se eu gostar, eu vasculho tudo.

    caramba detesto relacionamento serio, mas o Gi&Kim da vontade de me casar um dia.

    Posso nem falar do vida de suporte, eu sou da área de TI e já escutei cada pérola, tenho um amigo que ele é igual ao Mauro.

    Por favor! Mande parabéns pra essas feras, eles são muito bons, aturar critica é complicado. Muitas pessoas levam a serio mesmo em blog de humor, levam pro lado pessoal e isso é muito complicado.

    Parabéns pelo site, primeira vez que visito e já gostei do conteúdo. Muito bom mesmo, sucesso!

    Não conhecia os levados do breca e os proféticos. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  8. Estava até meio decepcionado com alguns podcasts por aí, que tinham qualidade excelente e conteúdo (ou participantes sem conteúdo) zero, mas devo dizer que estou gostando cada vez mais do Café com HQ. Vocês estão realmente ajudando a divulgar essa forma tão vilipendiada de arte digital.

    Abraço a todos, e mal posso esperar pelo próximo. :)

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do programa. Era algo que faltava por aqui no universo de webcomics nacionais.
    Já havia escutado outro programa semelhante com artistas gringos.

    ResponderExcluir
  10. Galera,

    valeu por todos os comentários positivos!

    É, esse podcast é bem nos moldes do Webcomics Weekly, que é um podcast gringo. A idéia é ter algo com conteúdo que ajude outras pessoas que produzem quadrinhos pra web.

    espero que todo mundo esteja gostando!

    ResponderExcluir
  11. Senhores, acabei de conhecer a pg, baixei e ouvi o segundo programa. Comecei por ele porque tbm produzo webcomic e essa coisa da crítica mexe com a gente. Vou ouvir os outros agora, mas já julgando pelo segundo, aqui vai um elogio repetido, mas juro que não é vazio: parabéns! Papo tranquilo, nada forçado, descontraído e conteúdo bem relevante. Sucesso pra vcs!!

    http://atmosphera2hq.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Não sei pq, mas não costumo receber muitas criticas. Acho que ter um blog chamado Eddie Ota fazem as pessoas perdoam quando a piada não é grande coisa. rsrs

    ResponderExcluir